Avançar para o conteúdo principal

O Medo de Falhar Como Projeto Educativo

Diz-se frequentemente que a escola prepara os jovens para a vida. Mas basta observar a forma como o erro é tratado para perceber que essa afirmação é, no mínimo, ilusória. O sistema educativo não ensina a falhar, a recomeçar ou a ajustar caminhos. Ensina a evitar o erro a todo o custo. E esse medo não é acidental: é produzido, reforçado e normalizado. 

Desde cedo, os alunos aprendem que falhar tem consequências que ultrapassam a aprendizagem. Uma nota negativa não é apenas um sinal de dificuldade; torna-se um rótulo. Uma 

reprovação não é encarada como parte de um processo, mas como um atraso quase moral. Um ano fora do "percurso normal9 é tratado como desperdício. A mensagem é clara, mesmo quando não é dita em voz alta: errar compromete o teu valor. 

A escola organiza-se em torno da lógica do acerto. Programas extensos, avaliações constantes, médias que decidem futuros. Pouco importa como se chegou à resposta, o que se aprendeu no processo ou que dificuldades foram enfrentadas. Importa o resultado final. Este modelo não forma pensamento crítico nem autonomia; forma alunos treinados para cumprir e obedecer. O problema agrava-se quando o erro deixa de ser pedagógico e passa a ser 

social. O aluno que reprova é visto como menos capaz. O que muda de curso é tratado como indeciso. O que faz uma pausa é rotulado como preguiçoso ou perdido. Em vez de se analisar o sistema, individualiza-se o fracasso. A responsabilidade é sempre do jovem, nunca das estruturas. 

Este ambiente produz um tipo específico de estudante: cauteloso, ansioso e avesso ao risco. Jovens que escolhem cursos não por interesse ou vocação, mas por medo. Medo de desiludir a família, medo de "perder tempo", medo de ficar para trás. Aprende-se cedo que errar é perigoso, e mais tarde estranha- se que tantos adultos vivam presos a percursos que não escolheram conscientemente. 

Fala-se muito de mérito, mas raramente se fala de contexto. Nem todos partem do mesmo ponto, nem todos têm margem para falhar. Para alguns, errar significa apenas tentar de novo. Para outros, significa comprometer estabilidade financeira, estatuto social ou expectativas familiares. O sistema ignora estas diferenças, mas continua a exigir desempenho como se todos jogassem com as mesmas regras. 

O mais contraditório é que a própria vida adulta funciona de forma oposta ao que a escola ensina. Percursos profissionais raramente são lineares. Pessoas mudam de área, recomeçam, falham projetos, aprendem com erros. No entanto, os jovens chegam a essa fase sem ferramentas emocionais para lidar com a incerteza, porque foram educados num 

ambiente onde falhar era sinónimo de 

fracassar. 

Em vez de preparar para a adaptação, a escola prepara para a rigidez. Em vez de incentivar a experimentação, penaliza a tentativa. Em vez de ensinar resiliência, cultiva ansiedade. O discurso oficial fala de “aprendizagem ao longo da vida”, mas as práticas continuam presas a uma lógica punitiva e ultrapassada. 

Não se trata de romantizar o fracasso 

nem de defender a ausência de 

exigência. Trata-se de reconhecer que aprender implica errar e que um sistema que não tolera o erro não educa, condiciona. Um sistema que trata o desvio como falha pessoal não forma cidadãos críticos, forma indivíduos com medo de sair da linha. 

Se queremos jovens capazes de pensar, criar, inovar e assumir responsabilidade pelas suas escolhas, precisamos de um modelo educativo que normalize o erro como parte do processo. Isso exige mais do que discursos motivacionais ou reformas superficiais. Exige mudar a forma como avaliamos, acompanhamos e valorizamos os percursos. 

Enquanto falhar continuar a ser 

tratado como derrota, a escola 

continuará a formar jovens com medo, não cidadãos livres. 

 

Catarina Lelo


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Fantasma do Comunismo e o Perigo Real: A distorção que marca o debate político português

  Durante décadas, o debate político português tem sido condicionado pelo medo persistente de  um comunismo que nunca governou o país, ao mesmo tempo que minimiza sinais de erosão  democrática bem mais reais. Esta distorção histórica e política continua a moldar perceções,  discursos e prioridades nacionais, revelando fragilidades profundas na nossa cultura  democrática.  O debate político português continua marcado por uma assimetria que já perdura há  décadas. Medidas sociais ambiciosas e progressistas são rapidamente rotuladas de comunistas,  enquanto discursos iliberais e nostalgias autoritárias passam com frequência por normais ou  inofensivos. É como se o país continuasse a temer um fantasma que nunca o governou.  Tememos um comunismo que nunca existiu em Portugal e, ao mesmo tempo, convivemos  quase sem sobressalto com sombras autoritárias que marcaram a nossa história recente. Este  desequilíbrio não é apenas retórico. ...

Mariana Mortágua ou Fernão de Magalhães. Qual o mais revolucionário?

Como dizia Miguel de Cervantes: “Não existe maior loucura no mundo do que um homem entrar no desespero.” Parece-me que a política portuguesa colocou Mariana Mortágua num estado de total desespero. Aceitar viajar duas semanas ao lado de Greta Thunberg é, talvez, a maior prova de insanidade. “Navegar é preciso.” Foi com este mote que Mariana Mortágua encerrou o seu discurso. E, como habitual, os dogmas não faltaram. “ The world is being saved by the Palestinian people. ” Foi a frase que ficou. Não só pela demagogia, mas também pelo evidente aproveitamento político. E, com isso, fica a pergunta para a grande navegadora Mariana Mortágua: estamos a ser salvos de quê? Não vi nenhum palestiniano a apagar incêndios. Não vi nenhum palestiniano a defender o Estado português. Mas, se há algo que não vi — nem vejo — é um povo livre em Gaza. Para Mortágua, esta viagem é um autêntico tiro nos pés. É a prova da hipocrisia — mas não acaba por aqui. Nas mesmas declarações, afirmou: “We are a superpower...

A Liberdade morreu

  “O crime de pensar não implica a morte. O crime de pensar é a própria morte.” George Orwell Vivemos num mundo onde desde pequenos estamos habituados a possuir liberdade de expressão, imprensa e até política e devido a isso assumimos todos estes privilégios como garantidos o quais nunca ninguém ameaçaria. Mas, os tempos mudaram, assistimos hoje ao maior ataque á liberdade de expressão e individual dos últimos tempos. A história repete-se mas não damos conta disso, foi com o mesmo pretexto de segurança e proteção das pessoas que surgiram as policias políticas da Alemanha Nazi de Hitler, ou da Itália Fascista de Mussolini e a União Soviética de Stalin e agora, a UE vestindo uma pele de cordeiro faz a mesma promessa, proteger as crianças hoje para controlar discursos amanhã. Mas não fica por aqui, juntando a esta ideia autoritária do Chat Control vem a inovação tecnológica das transações financeiras os CBDCS, uma moeda digital controlada diretamente pelos bancos centrais, onde os mes...