Esta semana o universo de desporto, concretamente do futebol ficou mais pobre, Jorge Costa conhecido como o “Bicho” partiu para uma outra dimensão. Partiu cedo, quando nada o faria prever, de uma forma inesperada.
O Futebol Clube do Porto fica agora, sem uma das suas maiores referências, o seu eterno capitão. Jorge Costa representava integralmente aquilo que é “Ser Porto” e demonstrou-o da melhor forma, amando o clube e servindo-o até ao seu último dia. Jorge Costa foi, adepto, capitão e agora dirigente, todos nos lembramos de uma frase quando falamos do mítico capitão (2), “ou passa a bola, ou passa o jogador, os dois é que não”.
Vem-me também à memória mais um exemplo da sua liderança, lembro-me de um episódio contado por José Mourinho onde num jogo o FC Porto, estava a perder ao intervalo e ao chegarem ao balneário o capitão pediu ao treinador que aguardasse da parte de fora da porta. Como disse Mourinho, Jorge Costa fez o “trabalho sujo” por ele, para o que o treinador apenas precisasse de dar a tática. A verdade é que o FC Porto virou o resultado, e o Jorge Costa que nem era de marcar muitos golos, nesse jogo marcou dois. Meus senhores, isto era Jorge Costa!
As cerimónias fúnebres decorreram com toda a hombridade que Jorge Costa merecia, tendo estado o corpo em câmara ardente no estádio do Dragão durante o dia, tendo feito uma última passagem por aquele relvado que já lhe era um pouco seu. Centenas de portistas tiveram uma última opurtunidade para se despedirem do eterno capitão.
Infelizmente não o consegui fazer, mas houve uma imagem que juntamente com alguns relatos de pessoas que lá estiveram, me sensibilizou e que me irá ficar cravada na memória. A postura do Presidente André Villas-Boas - em pé, sempre por perto da urna, com quem protege um amigo, como quem afirma “estou contigo mesmo até ao fim”. Os seus olhos falavam por si, carregavam dor, mágoa, um sentimento de injustiça, mas também muito respeito, admiração e lealdade.
Esteve discreto, firme, à altura do momento, à altura da história. Diz-se que uma imagem vale mais do que mil palavras, esta valeu certamente!
Este ano tem sido devastador a nível de perdas para o FC Porto, mas deverá também ser este um combustível extra para honrar a sua memória da melhor forma, vencendo!
Este ano será pelo Presidente Pinto da Costa, pelo André Silva, pelo Diogo Jota e pelo Jorge Costa, este ano serãos mais quatro estrelinhas a torcer pelo sucesso do Porto!
Termino com uma frase de Jorge Costa - “Aconteça o que acontecer, faço parte da história do meu clube do coração”, disso não tenhas dúvidas Jorge, “campeão, o teu passado é um livro de honra, de vitórias sem igual”, és imortal por direito!
Até sempre,
ETERNO CAPITÃO!
Comentários
Enviar um comentário