Avançar para o conteúdo principal

SNS: Muita política e pouca resposta



 Numa clara tentativa de demonstrar qual a ideologia que responde aos problemas do SNS, PS e PSD têm esquecido as necessidades evidentes do serviço de saúde. Com isto, passam-se anos e anos e os problemas arrastam-se, prejudicando os utentes e colocando em causa a vida de um grande número de pessoas. A evidência deste "jogo" ideológico e partidário está nos avanços e recuos que o SNS tem sofrido nos últimos anos, onde, por exemplo, o PS acaba com as parcerias público-privadas e o PSD, em sentido contrário, aposta nestas. Onde a ausência de ideias e reformas domina, e onde o investimento irresponsável toma conta. Um exemplo disso foi o aumento de investimento no serviço, que, até ao momento, não demonstra alterações significativas nas respostas aos seus utentes.

 Considero, assim, que as reformas que devem ser feitas no SNS devem estar afastadas das ideologias partidárias e próximas dos utentes, colocando estes no centro do Serviço. Para isto, podemos começar por adaptar o SNS à realidade local, pensando o sistema de baixo para cima, nomeadamente das Unidades Locais de Saúde (ULS) para as grandes urgências.

 Outra forma de melhorar o Serviço Nacional de Saúde passará por tornar os processos mais simples, reduzindo a burocracia e criando uma base de dados única. Com isto, a introdução da inteligência artificial pode trazer benefícios aos serviços, ajudando no processamento de dados. Nesta matéria da IA é importante garantir a proteção e salvaguarda dos direitos de privacidade e de dados.

 Se isoladamente o serviço público não consegue dar resposta a quem recorre a ele, é imperativo que sejam asseguradas respostas integradas aos cidadãos, nomeadamente através de uma articulação dos serviços públicos, privados e sociais.

 É evidente que uma das principais lacunas do serviço de saúde é a falta de médicos para dar resposta aos problemas. Posto isto, considero que a valorização das carreiras dos profissionais de saúde tem de ser prioridade. Com esta valorização, tornar-se-á a carreira mais atrativa, aumentando as chances de atração para a profissão.

 Por fim, considero que a prevenção tem de estar na ordem do dia, tentando desta forma reduzir os riscos de doenças graves e infeciosas, prevenindo e informando as pessoas.


Alexandre Reis
Mandatário do Partido Chega em Santiago Maior

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Fantasma do Comunismo e o Perigo Real: A distorção que marca o debate político português

  Durante décadas, o debate político português tem sido condicionado pelo medo persistente de  um comunismo que nunca governou o país, ao mesmo tempo que minimiza sinais de erosão  democrática bem mais reais. Esta distorção histórica e política continua a moldar perceções,  discursos e prioridades nacionais, revelando fragilidades profundas na nossa cultura  democrática.  O debate político português continua marcado por uma assimetria que já perdura há  décadas. Medidas sociais ambiciosas e progressistas são rapidamente rotuladas de comunistas,  enquanto discursos iliberais e nostalgias autoritárias passam com frequência por normais ou  inofensivos. É como se o país continuasse a temer um fantasma que nunca o governou.  Tememos um comunismo que nunca existiu em Portugal e, ao mesmo tempo, convivemos  quase sem sobressalto com sombras autoritárias que marcaram a nossa história recente. Este  desequilíbrio não é apenas retórico. ...

Mariana Mortágua ou Fernão de Magalhães. Qual o mais revolucionário?

Como dizia Miguel de Cervantes: “Não existe maior loucura no mundo do que um homem entrar no desespero.” Parece-me que a política portuguesa colocou Mariana Mortágua num estado de total desespero. Aceitar viajar duas semanas ao lado de Greta Thunberg é, talvez, a maior prova de insanidade. “Navegar é preciso.” Foi com este mote que Mariana Mortágua encerrou o seu discurso. E, como habitual, os dogmas não faltaram. “ The world is being saved by the Palestinian people. ” Foi a frase que ficou. Não só pela demagogia, mas também pelo evidente aproveitamento político. E, com isso, fica a pergunta para a grande navegadora Mariana Mortágua: estamos a ser salvos de quê? Não vi nenhum palestiniano a apagar incêndios. Não vi nenhum palestiniano a defender o Estado português. Mas, se há algo que não vi — nem vejo — é um povo livre em Gaza. Para Mortágua, esta viagem é um autêntico tiro nos pés. É a prova da hipocrisia — mas não acaba por aqui. Nas mesmas declarações, afirmou: “We are a superpower...

O poder autodestruidor da democracia

Desde que existe democracia, sempre existiram forças que a pretenderam derrubar, por, de entre muitas razões, não concordarem com a sua forma de encarar o poder, que reside nas pessoas (do grego demos [pessoas/povo] e kratos [poder/governo]). Exemplo disto, temos a democracia da Grécia Antiga, com os seus oligarcas a desejarem um poder ainda mais restrito, Hitler na Alemanha, Mussolini na Itália, Franco na Espanha, Salazar em Portugal, etc.  Porém, todos estes exemplos, mesmo que tenham acontecido no século passado, parecem-nos distantes, logo, vão perdendo a atenção da sociedade comum. No entanto, mesmo não sabendo ao pormenor estes acontecimentos históricos destruidores ou ameaçadores do regime democrático, as pessoas conhecem-nos na sua forma mais básica, e é por isso que, atualmente, os ataques à democracia se fazem de forma diferente, de uma maneira mais robusta, para que não haja desconfianças, aproveitando-se muitas vezes do próprio regime para o fazer.  Contudo, sabemo...