Hoje temos o privilégio de poder acompanhar uma das melhores gerações portuguesas que o mundo já viu. A Supertaça Europeia contava com a presença de 4 grandes jogadores portugueses além de que neste momento temos 5 equipas presentes nas competições europeias.
Na Supertaça Europeia tivemos o PSG e o Tottenham frente a frente num jogo que parecia dar a vitória aos londrinos com os golos do holandês Micky Van de Ven e do argentino Cristian Romero aos 39 e aos 48 respetivamente. Até que aos 85 minutos, Lee Kang-in, extremo sul-coreano dos parisienses, dá o primeiro de três passos para a vitória com a assistência de Vitinha. O segundo passo foi dado aos 90+4 com um grande cruzamento de Dembélé que encontrou a cabeça de Gonçalo Ramos. O terceiro passo foi dado nos penáltis onde o PSG mostrou ter melhor pontaria. Apesar da derrota, Palhinha foi destaque da equipa londrina pelo seu bom desempenho. Nuno Mendes e Vitinha apresentaram algumas dificuldades na partida por causa da marcação cerrada dos londrinos, mas o mesmo não se pode dizer de Gonçalo Ramos que foi decisivo nesta grande final.
Neste momento temos 3 equipas portuguesas nos playoffs. O Braga na Liga Europa, o Santa Clara na Liga Conferência e o Benfica na Liga dos Campeões. As duas primeiras mostraram estar acima dos seus adversários e penso que não terão grandes dificuldades a chegar à fase de liga das respetivas competições. Já o Benfica poderá ter algumas dificuldades.
O Braga vai defrontar o Lincoln Red Imps Football Club, o clube mais titulado de Gibraltar (um dos 12 clubes do território ultramarino do Reino Unido) que conta com o defesa-central de 32 anos, natural de Cascais, Bernardo Lopes. Na formação passou por diversos clubes portugueses (incluindo o Benfica e o Estoril Praia). Em 2012, saiu dos sub-19 do Benfica e foi para a equipa principal do Louletano. Depois de duas épocas, foi para a equipa B do Marítimo e após uma época mudou-se para o clube onde está agora. No dia 1 de setembro vão se assinalar 10 anos de Lincoln Red para o Bernardo que atualmente é capitão da equipa e naturalizado gibraltarino. Desde a sua estreia há 3 anos, já realizou 29 jogos pela seleção de Gibraltar e penso que ficará muito feliz por ter a oportunidade de jogar 2 jogos em Portugal já que o primeiro jogo vai ser realizado no Estádio Algarve e o segundo no Estádio Municipal de Braga. Carlos Vicens (treinador do Braga) vai provavelmente aproveitar estes jogos contra a equipa gibraltina para fazer experiências no plantel pois mostra (obviamente) ter muita mais qualidade na sua equipa sem esquecer o jogo importantíssimo que o Braga vai ter para o campeonato hoje contra o Alverca onde muito provavelmente vão jogar os melhores jogadores para garantir a vitória.
Já o Santa Clara vai defrontar o Shamrock Rovers Football Club, o clube com mais troféus da Irlanda. Poderia dizer que será um jogo facílimo para os açorianos, mas nunca se sabe. Na primeira mão da terceira ronda eliminatória, os irlandeses perderam contra o Fc Ballkani por uma bola a zero. O mesmo não aconteceu na segunda mão pois houve goleada. Este histórico irlandês conseguiu ganhar com 4 golos além de não sofrer qualquer um. Hoje temos um bom jogo nos Açores pois o Santa Clara vai defrontar o Moreirense, uma equipa desafiante que poderá tirar os 3 pontos aos açorianos. O jogo contra os irlandeses será na quinta-feira, logo penso que os açorianos têm tempo para recuperar e assim entregar tudo neste playoff da Liga Conferência. Concluindo, penso que os açorianos vão passar para a próxima fase, mas de certeza que os 2 jogos não serão passeios no parque.
Ontem o Benfica estreou-se na liga com uma vitória sobre o Estrela da Amadora por uma bola a zero. Uma estreia fraquinha pois esperava-se muito mais do Benfica que acabou por ter muitas dificuldades. Ficou clara a falta de eficácia por parte das duas equipas que tiveram praticamente o mesmo número de remates. Na quarta-feira às 20:00 horas, na Turquia vamos ter a 1ª mão dos playoffs entre o Benfica e o Fenerbahçe. Estas duas equipas defrontaram-se na Eusébio Cup num jogo que ficou 3-2 para o Benfica. Neste jogo a equipa de Bruno Lage mostrou-se superior à equipa de José Mourinho na posse de bola e no número de remates, mas com os poucos que fez, a equipa turca conseguiu ameaçar as redes de Trubin. O Fenerbahçe estreou-se ontem contra o Göztepe num jogo que acabou sem qualquer golo. Assim como no jogo do Benfica, as duas equipas mostraram ter falta de eficácia. A equipa de José Mourinho (que agora também conta com Nélson Semedo) perdeu 2 jogadores que foram importantíssimos para o ataque na época passada: Dušan Tadić (36 anos) e Edin Džeko (39 anos). O primeiro destes 2 veteranos foi para o Al-Wahda (equipa dos Emirados Árabes Unidos treinada pelo português José Morais que conta ainda com os portugueses Guga e Bernardo Folha e ainda com o emiradense naturalizado, Rúben Amaral). O segundo quis voltar a Itália, mas desta vez foi para a Fiorentina. Para o ataque a equipa turca tem como reforço Jhon Durán (vindo de empréstimo do Al Nassr de Cristiano Ronaldo, Jorge Jesus, João Félix e Otávio que está de saída). Até ao fim do mercado a equipa turca vai ter mais reforços e um deles poderá ser Kerem Aktürkoğlu do próprio Benfica. Caso vá para o Fenerbahçe será um grande reforço para José Mourinho tendo em conta o grande desempenho que teve no Galatasaray antes de ir para o Benfica. Na equipa de Bruno Lage tem perdido espaço com a aposta em Andreas Schjelderup e Gianluca Prestianni, 2 jovens jogadores que mostram ter potencial.
Se o Braga, o Santa Clara e o Benfica passarem, vão conhecer os próximos adversários da respetiva competição europeia em que estão presentes no dia 28 de agosto assim como o Sporting (Liga dos Campeões) e o Porto (Liga Europa) que se classificaram diretamente. Caso Benfica e o Braga não passem descem um degrau, ou seja, os lisboetas vão para a Liga Europa e os bracarenses vão para a Liga Conferência. Tanto o Sporting como o Porto fizeram grandes estreias para o campeonato e mostram estar preparadas para o que aí vem. O Sporting joga hoje em casa contra o Arouca às 20:30 e o Porto vai jogar amanhã fora contra o Gil Vicente às 20:15.
Comentários
Enviar um comentário